O MACD é um dos indicadores mais confiáveis no mundo do trading, em torno do qual diversas estratégias foram desenvolvidas.
Buscando trazer uma nova perspectiva, decidi combinar os conceitos do Ichimoku com os valores do MACD, adicionando uma camada extra de análise à sua leitura.
Em vez de reescrever toda a metodologia do Ichimoku, recomendo que você dê uma olhada em uma fonte de informação incrível: Ichimoku Wiki. Lá, você encontrará tudo o que precisa para entender esse indicador de forma completa.
No gráfico que você verá abaixo, fiz uma análise básica sobre um movimento, apenas para ilustrar como podemos interpretar as informações apresentadas.
O indicador utiliza um código de sombreamento automático, que é o mesmo que uso para criar os efeitos de sombra. Para que isso funcione, você precisará permitir o uso de DLLs e aguardar um novo tick ou, se preferir, clicar com o botão direito, editar sem alterar nada e fechar novamente em um gráfico estático para que as nuvens flutuem.
Como lidamos com valores positivos e negativos no MACD, há limites na quantidade de buffers que posso utilizar para permitir sombreamento de todas as possibilidades. Isso significa que, embora você sempre veja as linhas Senkou A e B (as bordas das Nuvens Kumo), às vezes um leve sombreamento aparece durante os cruzamentos da linha zero. Não se preocupe com isso, mas é bom mencionar.
Para mim, essa é uma nova forma de confirmar os sinais do MACD, e estou bem satisfeito com as informações que ele fornece. O Ichimoku pode parecer um pouco complicado no início, mas vale muito a pena. Acredito que essa combinação de indicadores trará bons resultados. Um pouco intimidante à primeira vista, mas é um exercício que vale a pena.
Inicialmente, utilizei o testador de estratégias nos gráficos M5 e M15 com um EA que não faz nada e apenas observei como o indicador se comportava. Após um tempo, você ficará surpreso com a clareza das histórias que ele conta.
Estou quase finalizando os Ichimoku para Stochastic e CCI, e já liberei o ADX_Ichimoku no meu site há algum tempo.
Um abraço!
Brooky

Publicações relacionadas
- Calendário Econômico: Monitoramento e Cache para Testes de Estratégia no MetaTrader 5
- AllAverages v4.9 MT5: O Indicador Imperdível para Traders
- Buffers Horários para Coleta de Dados no MetaTrader 5
- Pivot Point Personalizado com Horário de Fechamento Ajustável para MetaTrader 4
- Melhore Seus Gráficos com ClearView: Indicadores Essenciais para MetaTrader 5