Autor:
O Indicador de Tendência é uma ferramenta poderosa para traders que desejam entender as movimentações do mercado, especialmente em gráficos de 30 minutos. A tendência é determinada com base na média móvel: se a média móvel de curto prazo está acima da média móvel de longo prazo, estamos em uma tendência de alta. Por outro lado, se a média de curto prazo está abaixo da de longo prazo, é uma tendência de baixa. Eu também utilizo o ROC como uma regra adicional para monitorar a tendência.
Esse indicador fornece 5 valores de saída:
- 2: Forte Tendência de Alta
- 1: Tendência de Alta
- 0: Sem Tendência
- -1: Tendência de Baixa
- -2: Forte Tendência de Baixa
As variáveis externas que você pode ajustar neste indicador são:
- ROC_MA_Period & ROC_Period: Eu gosto de usar 200 para ambos, pois prefiro analisar a tendência de longo prazo.
- MA_Short_Period & MA_Long_Period: Aqui você pode definir os períodos que preferir para suas análises de curto e longo prazo.

Recomendações:
- Este indicador é ideal para determinar a tendência do gráfico de 30 minutos e pode ser utilizado em operações de 1, 5 ou 15 minutos, evitando a necessidade de ficar abrindo e fechando o gráfico de 30 minutos com frequência.
- Você pode aplicar sua Estratégia Longa quando o mercado estiver em alta e sua Estratégia Curta quando o mercado estiver em baixa.
Por fim, estou sempre buscando melhorar este indicador e ficaria muito grato por qualquer comentário ou feedback que você tenha.
Publicações relacionadas
- Calendário Econômico: Monitoramento e Cache para Testes de Estratégia no MetaTrader 5
- Buffers Horários para Coleta de Dados no MetaTrader 5
- EquiPeak Drawdown Tracker: Controle Eficiente para Seus EAs no MetaTrader 5
- Níveis Históricos: O Indicador Essencial para MetaTrader 5
- Pivot Point Personalizado com Horário de Fechamento Ajustável para MetaTrader 4