Hoje vamos falar sobre o PPF, um indicador que muitos traders têm encontrado útil. O mesmo PNB do Yousufkhodja Sultonov foi a base para essa ferramenta incrível.
Eu utilizei os cálculos do arquivo dele em Excel (infelizmente, o arquivo não está mais disponível) e transferi todo o código para MQL4. No código, eu comentei as linhas que correspondem às células do Excel para facilitar a compreensão.
Não quero me estender muito sobre o funcionamento do indicador, já que não sou o autor. Mas, se você quiser se aprofundar, aqui estão alguns links que podem ajudar:
Outro tópico interessante sobre o PPF
Resumindo, o indicador possui três linhas: P1, P2 e P3. A linha P3 é a que nos dá a trajetória e a previsão de preço. Em momentos de movimentos de preço claros, seja para cima ou para baixo, todas as linhas se juntam em um único ponto.
Versão atualizada!
A nova versão adicionou a função 'Remover Desenho do Indicador', que permite habilitar ou desabilitar o desenho do indicador no histórico. Isso é ótimo para quem prefere uma tela mais limpa!

Publicações relacionadas
- Buffers Horários para Coleta de Dados no MetaTrader 5
- Calendário Econômico: Monitoramento e Cache para Testes de Estratégia no MetaTrader 5
- Pivot Point Personalizado com Horário de Fechamento Ajustável para MetaTrader 4
- Painel Gráfico: Mostre a Tendência Atual em Todos os Tempos no MetaTrader 4
- Índice de Preferência do Investidor: Um Guia Prático para Traders