Início Indicador técnico Postagem

Nível de Atenção: Um Indicador Essencial para Traders de MetaTrader 5

Anexo
13008.zip (2.77 KB, Baixar 0 vezes)

Como trader intraday com dois anos de experiência, posso afirmar que prever com precisão o movimento dos preços ao longo do dia é fundamental. Um erro nessa previsão pode trazer resultados desastrosos, mesmo que você tenha um bom gerenciamento de risco. E se você enfrentar vários dias ruins seguidos? Isso pode se tornar um problema psicológico, gerando pressão excessiva sobre nós, traders. Durante o desenvolvimento do meu sistema de trading, precisei criar métodos para lidar com essa situação, e hoje quero compartilhar uma ideia que considero bastante interessante.

Apresento a vocês um indicador simples que traça um nível horizontal no gráfico. Eu o chamaria de nível de atenção. Mas o que é esse nível e como ele é calculado? É bem simples: eu utilizo o valor do ATR em um período de 10 dias, claro, no intervalo diário. Se o dia anterior do ativo que estou negociando teve uma alta, eu subtraio o valor do ATR do seu preço máximo. Se o dia foi de queda, então eu adiciono o valor do ATR ao seu preço mínimo. Depois, traço um nível horizontal através de um desses valores.

Se estou operando em uma tendência de alta e o preço cai abaixo do nível de atenção, eu interrompo todas as operações, pois fica evidente que a situação do mercado mudou e não condiz com o plano de trade original. Não faz sentido arriscar meu capital comprando em uma tendência que provavelmente está se revertendo ou em um período de correção.

Essa ideia simples já me salvou de muitas perdas em ordens de stop que teriam sido acionadas se eu não tivesse utilizado esse indicador.

Gráfico intraday do contrato futuro do índice RTS e o nível de atenção.

Fig.1. Gráfico diário do contrato futuro do índice RTS e o nível de atenção

Gráfico H1 do contrato futuro do índice RTS e o nível de atenção.

Fig.2. Gráfico H1 do contrato futuro do índice RTS e o nível de atenção

O código em si é bastante simples; utilizei as classes CList e CObjectHLine da Biblioteca Padrão para criar e gerenciar objetos gráficos de forma rápida.

Dicas:

• Se você previu uma tendência de alta e o preço ultrapassou o nível de atenção na direção oposta, é hora de parar de operar e revisar seu plano de trade, além de evitar novas compras.
  • Se você previu uma tendência de baixa e o preço ultrapassou o nível de atenção na direção oposta, é hora de parar de operar e revisar seu plano de trade, além de evitar novas vendas.

Configurações do Indicador:

• ATR_maPeriod — período de média do indicador ATR (padrão de 10 dias).
  • LevelColor — cor da linha do nível (padrão, vermelho).
  • LevelStyle — estilo da linha do nível (padrão, sólido).
  • LevelWidth — espessura da linha do nível (padrão, 1).

Publicações relacionadas

Comentário (0)