Se você é um trader à procura de uma ferramenta eficaz para melhorar suas análises, precisa conhecer o ImpulseOsMA. Esse indicador foi desenvolvido com base na famosa impulse system do Alexander Elder e traz uma nova perspectiva para a leitura das barras no gráfico.
O que é o ImpulseOsMA?
Depois de muita pesquisa, percebi que os indicadores disponíveis na internet não atendiam completamente às minhas necessidades. Encontrei um que chega perto, mas ele pinta as barras conforme o movimento do MACD e sua linha de sinal. No entanto, o que Elder propôs foi utilizar a movimentação da média móvel em relação ao preço e ao oscilador do MACD.
Como funciona o indicador?
Decidi então desenvolver meu próprio indicador que refletisse exatamente o que eu precisava. O resultado é uma combinação única que integra o MACD, sua histograma e a impulse system. Aqui estão as regras básicas de como as cores das barras são definidas:
- Verde: O histograma e a média móvel (MA) do preço estão em alta;
- Vermelho: O histograma e a MA do preço estão em baixa;
- Azul: O histograma e a MA do preço estão em direções opostas.
Segundo Alexander Elder, essa abordagem é uma forma de sistemática de censura: quando o histograma está verde, as vendas são proibidas; quando está vermelho, as compras são proibidas; e quando está azul, as restrições são levantadas.
Parâmetros do Indicador:
- FastEMA, SlowEMA, SignalEMA: parâmetros do MACD;
- MAPeriod: período da média móvel simples do preço;
- MAMode: método de cálculo da média móvel: 0 - SMA, 1 - EMA.
Ao contrário do indicador padrão do MetaTrader, que utiliza SMA para a linha de sinal do MACD, o ImpulseOsMA emprega EMA, seguindo a recomendação original do criador do MACD.
Veja como ele se apresenta:

Publicações relacionadas
- AllAverages v4.9 MT5: O Indicador Imperdível para Traders
- Informações da Conta: Indicador Essencial para MetaTrader 4
- i-Sessions: O Indicador Essencial para MetaTrader 5
- Painel Gráfico: Mostre a Tendência Atual em Todos os Tempos no MetaTrader 4
- Melhore Seus Gráficos com ClearView: Indicadores Essenciais para MetaTrader 5