Oi, pessoal! Hoje quero compartilhar uma estratégia que venho testando para trading de curto prazo focada em momentum. Estou criando um alerta baseado em cinco regras que utilizo diariamente. Vamos conferir?
Essa abordagem é voltada para o trading de curto prazo e, se você estiver disposto a ficar atento, pode conseguir operar com uma taxa de sucesso de até 90%. Mas, é fundamental seguir as regras e manter a calma, sem deixar a emoção tomar conta. Ah, e por favor, não me perguntem sobre metas de lucro ou como programar um EA completo. Se eu soubesse, provavelmente estaria milionário e não precisaria de ajuda. Então, vamos lá!
Indicadores:
- 3 LWMA
- 13 LWMA
- Filtro Laguerre - gamma 0,85 (para determinar o momentum / tendência)
- ADX (com +DI e -DI)
- CCI
Regras de Alerta (COMPRA):
- 3 LWMA cruza acima da 13 LWMA, e 1a) 3 LWMA estava abaixo da 13 LWMA um período antes
- O candle abre acima do Filtro Laguerre (gamma 0,85)
- +DI cruza acima de -DI
- +DI cruza acima do nível 20
- CCI cruza acima do nível 100
Regras de Alerta (VENDA):
- 3 LWMA cruza abaixo da 13 LWMA
- 3 LWMA estava acima da 13 LWMA um período antes
- O candle abre abaixo do Filtro Laguerre (gamma 0,85)
- -DI cruza acima de +DI
- -DI cruza acima do nível 20
- CCI cruza abaixo do nível -100
É claro que nem todas as regras vão se alinhar ao mesmo tempo. Quando todos os indicadores estiverem de acordo, gostaria de:
- Um marcador visual abaixo do candle de entrada na tela (seta, estrela, o que for...)
- Uma janela de alerta pop-up mostrando a moeda, o timeframe, o nível de entrada e o timestamp, e...
- Um alerta por e-mail.

Na imagem acima, os sinais não estão exatos - é só uma representação visual de como opero. O sinal 3 está incorreto, pois o +DI não cruzou o limite de 20. O sinal 5 acontece 1 a 2 candles depois do que marquei. Posso ter escolhido um gráfico melhor como exemplo.
Estou enfrentando dois problemas. Primeiro, a funcionalidade não está correta. O código está configurado conforme pedi, mas os resultados estão muito distantes do que os meus indicadores mostram visualmente. Segundo, o alerta funciona para sinais de COMPRA, mas não para sinais de VENDA.
Tenho duas preocupações que espero que você possa ajudar:
- Estou operando em um gráfico de 5 minutos. Quero garantir que receba apenas um alerta, e não um a cada novo candle que abrir.
- Por outro lado, se estamos em um mercado em tendência, os LWMAs podem cruzar várias vezes. Quero um alerta cada vez que todas as regras se alinharem. Se os LWMAs cruzarem na tendência (sinal 5), então eles são os únicos indicadores que quero considerar. Ignorar as demais regras nesse caso.
Se houver algum programador talentoso por aqui que possa me ajudar a finalizar esse alerta, você faria minha vida muito mais fácil e meu corretor muito mais feliz!
Agradeço antecipadamente qualquer ajuda que você puder oferecer. Estou aberto a comentários e sugestões de código.
Chris C Berg - chrisberg.forex@yahoo.com
Publicações relacionadas
- Calendário Econômico: Monitoramento e Cache para Testes de Estratégia no MetaTrader 5
- Buffers Horários para Coleta de Dados no MetaTrader 5
- Índice de Preferência do Investidor: Um Guia Prático para Traders
- Oscilador Maravilhoso e Divergências: Um Guia para MetaTrader 5
- Divergência no Awesome Oscillator: O Guia Completo para Traders